Pudins quentes de chocolate

 

 

 

Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo total de preparo: 40 minutos

 

Ingredientes
115g de chocolate amargo ou meio-amargo picado sem glúten
4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina sem sal
4 colheres (sopa) de açúcar
4 ovos grandes, gemas e claras separadas
½ colher (sopa) de essência de baunilha
¼ de colher (sopa) de sal
Sorvete (de qualquer sabor) para acompanhar (opcional)

1. Pré-aqueça o forno a 190°C. Coloque quatro vasilhas  refratárias (em que caibam cerca de 170 ou 225 g do pudim) em uma assadeira. Reserve.

2. Coloque o chocolate e a manteiga em uma tigela refratária e coloque sobre (não dentro) de uma panela com água ligeiramente fervente. Mexa de vez em quando, até derreter, por cerca de 4 a 5 minutos. Retire do fogo. Junte 2 colheres (sopa) de açúcar e, depois, as gemas e a essência de baunilha. Reserve.

3. Em uma tigela média, bata as claras e o sal com um mixer ou na batedeira, até formar picos. Sem parar de bater, acrescente aos poucos as duas colheres restantes de açúcar. Bata até a mistura ficar espessa e brilhante.

4. Usando uma espátula de borracha, combine 1/3 das claras em neve ao chocolate derretido. Depois, delicadamente, combine o restante das claras com o chocolate, apenas até obter uma mistura homogênea (não misture demais). Divida a mistura entre as vasilhas. (Os pudins podem ser preparados com antecedência até esse ponto. Depois, cubra com filme plástico e deixe na geladeira por até um dia).

5. Asse até que o topo dos pudins fique fofa e crocante, mas, o interior ainda esteja macio (teste, enfiando um palito no centro, ele deve estar ainda úmido), por cerca de 20 a 25 minutos, ou 25 a 30 minutos, no caso dos pudins terem sido guardados previamente na geladeira. Sirva morno ou à temperatura ambiente (pudins podem afundar quando gelados). Cubra com sorvete, se desejar.

Rendimento: 4 porções

Informações nutricionais por porção: 329 calorias; 26 g de gordura (14 g de gordura saturada); 5,3 g de proteína; 26,9 g de carboidrato; 2 g de fibra.

http://casa.ig.com.br/colunista/2007/11/29/sobremesas_de_chocolate

primi sui motori con e-max