Ovo de páscoa com recheio de mousse de maracujá

Ingredientes

·         1 kg de chocolate ao leite sem glúten

Modo de preparo:

Temperagem do chocolate (choque térmico): Cortar o chocolate com uma faca serrilhada. Dividir em 3 partes. Em banho Maria derreter 2/3 do chocolate, sem deixar a água do banho Maria ferver ou entrar em contato com o chocolate. Quando estiver derretido, retirar do banho Maria, e adicionar o 1/3 restante do chocolate picado. Misturar até todo o chocolate derreter e a temperatura diminuir cair para 29ºC. Para saber se está no ponto, fazer o teste do palitinho no lábio inferior. Se estiver com a sensação “frio” está no ponto.

Colocar nas fôrmas para ovo de páscoa e colocar em geladeira por aproximadamente 10 minutos até a fôrma ficar levemente “esbranquiçada” e o chocolate começar a se desprender sozinho. Depois, é só rechear os ovos com o mousse e grudar as metades dos ovos com chocolate!

 

Mousse de maracujá para ovo de páscoa

Ingredientes:

  • 1 lata de creme de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 copo de suco puro de maracujá (2 unidades)
  • 1 pacotinho (12g) de gelatina em pó sem sabor

Modo de preparo:Para fazer o suco da polpa de maracujá, use a polpa de cerca de dois maracujás grandes e bata com meio copo de água. Coe o suco e reserve.

Em um liquidificador, bata o creme de leite, leite condensado e suco de maracujá. Reserve. Dissolva a gelatina em um pouco de água (1 dedo de água na xícara) e leve ao microondas por poucos segundos, só para ficar morno. Depois, acrescente a gelatina no liquidificador, sempre batendo para não formar grumos. Leve à geladeira.

Pizza de Inhame sem glúten e sem ovos

Ingredientes

 

1 e ½ xícara de chá de farinha de arroz

·         ½ xícara de água filtrada morna

·         1 colher de chá de sal

·         1 colher de sopa de fermento biológico granulado

·         1 unidade média de inhame cozido

·         2 colheres de sopa de óleo de soja

·         1 tomate maduro médio

·         5 colheres de sopa de molho de tomate

·         Mussarela a gosto

·         Folhinhas de manjericão a gosto (1 ramo)

Modo de preparo: Lave e descasque o inhame e cozinhe por 15 minutos após fervura na panela de pressão. Retire a água e após esfriar amasse o inhame com garfo. Em uma vasilha acrescente a farinha de arroz, o sal, o fermento biológico granulado e a água morna, misture tudo e depois, coloque o inhame amassado e o óleo de soja.

Com ajuda de uma colher de servir mexa a massa. Em seguida amasse a massa até desgrudar das mãos. Deixe descansar em uma vasilha coberta com um filme plástico por 15 min.

Em seguida unte a assadeira com óleo e cubra com papel manteiga untado com óleo também. Coloque a massa em cima do papel manteiga que está na forma, acrescente mais um pedaço do papel à massa.

Com as mãos faça movimentos para espalhar a massa ou com o rolo de abrir pizza. Retire o papel manteiga que está em cima da massa Leve ao forno pré-aquecido por 15 minutos.

Deixe esfriar um pouco e retire o papel manteiga. Coloque o disco da pizza pré-assado na forma novamente. Em seguida coloque o molho de tomate sobre a massa, o queijo mussarela, os tomates e o manjericão. Leve ao forno por mais 12 minutos.

 

Pizza de Batata Doce sem glúten e sem ovos

Ingredientes:

·         1 e ½ xícara de chá de farinha de arroz

·         ½ xícara de água filtrada morna

·         1 colher de café rasa de sal

·         1 colher de sopa de fermento biológico seco

·         1 unidade média de batata doce roxa cozida

·         2 colheres de sopa de óleo de seja

·         6 fatias médias de presunto

 ·         6 fatias médias de queijo mussarela

Modo de preparo: Lave e descasque a batata doce e cozinhe por 15 minutos após fervura na panela de pressão. Retire a água e após esfriar amasse a batata doce com garfo. Em uma vasilha acrescente a farinha de arroz, o sal, o fermento biológico granulado e a água morna, misture tudo e depois, coloque o inhame amassado e o óleo de soja.

Com ajuda de uma colher de servir mexa a massa. Em seguida amasse a massa até desgrudar das mãos. Deixe descansar em uma vasilha coberta com um filme plástico por 15 min.

Em seguida unte a assadeira com óleo e cubra com papel manteiga untado com óleo também. Coloque a massa em cima do papel manteiga que está na forma, acrescente mais um pedaço do papel à massa.

Com as mãos faça movimentos para espalhar a massa ou com o rolo de abrir pizza. Retire o papel manteiga que está em cima da massa Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, por 15 minutos.  Em seguida corte as bananas em rodelas e reserve.

Deixe esfriar um pouco e retire o papel manteiga. Coloque o disco da pizza pré-assado na forma novamente. Em seguida coloque sobre a massa o queijo mussarela e o presunto. Leve ao forno por mais 12 minutos.

 

Alfajor sem glúten e sem lactose

Ingredientes:

·         ½ xícara de chá de farinha de quinoa

·         2 xícaras de chá de amido de milho

·         2 xícaras de chá de fécula de batata

·         1 xícara de chá de açúcar

·         12 colheres de sopa cheias (416g) de margarina Becel®

·         6 gemas de ovo de galinha

·         2 colheres de sopa de essência de baunilha

·         2 colheres de sopa de raspas da casca de limão

·         4 colheres de sopa de abóbora japonesa cozida

·         3 colheres de sopa de biomassa de banana verde

·         4 colheres de sopa de açúcar cristal

·         1 copo de requeijão de água filtrada

·         3 barras (300g) de chocolate sem lactose e sem glúten

·         Biomassa de banana verde:

o    1 unidade grande de banana prata verde

o    Água para cozer até cobrir a banana (panela de pressão)

Modo de preparo:

Massa: Pesar todos os ingredientes;Bater na batedeira a margarina e o açúcar por 1 minuto;Adicionar com a batedeira ligada, as gemas uma a uma e bater por mais 2 minutos, até formar um creme;  Retirar o creme da batedeira adicionando a essência de baunilha;Adicionar o amido de milho e a fécula de batata aos poucos. Adicionar a farinha de quinoa e as raspas de limão, misturando até formar uma massa homogênea;Colocar a mistura em uma forma não untada e assar à 200ºC por 25 minutos; Esperar a massa esfriar;Cortar a massa em círculos iguais e reservar.

 

 

Recheio: Retirar a casca e as sementes da abóbora;Picá-la e cozinhá-la até que fique amolecida;Passar a abóbora no processador e reservar;Em uma panela, adicionar a água e o açúcar e cozinhar por 3 minutos; Adicionar a biomassa de banana verde e a abóbora processada e submeter a cocção por 5 minutos. Retirar a mistura do fogo, esperar esfriar e reservar.

Biomassa: Cozinhar a banana verde com casca na panela de pressão por 10 minutos após pegar pressão;Descascar a banana verde cozida; processar a banana verde por 5 minutos.

Montagem: Colocar o recheio sobre um dos círculos feitos com a massa e cobrir com outro círculo. Derreter no micro-ondas o chocolate por 3 minutos em potência média. Cobrir o alfajores com chocolate derretido e colocá-los no freezer até que o chocolate endureça.

 

 

 

 

 

 

Páscoa sem Glúten

 

 

 

 

Patrícia Amaral, Renata Zandonadi, Larissa Mazocco, Thelma Machado, Yvana Mazzini, Thaise Flores, Camila Leão, Priscila Farage, Guilherme Theodoro, Naara Caroline Souza.

 

 

 

 

primi sui motori con e-max